Em 2011, eu fiz uma postagem explicando o que era o vinil (pra quem não conhece) e minhas experiências da infância, com menção honrosa ao meu toca-discos Aiko (que descanse em paz).
Bem, 7 anos depois, eu decidi voltar a ouvir vinis, estou montando uma coleção ainda bem tímida, e pretendo, muito em breve, comprar meu toca-discos (sim, estou comprando lps, sem ter um toca discos :P). Com essa nova opção de vida - dramática, né? - eu me peguei pensando: "como era antes e quem foi o primeiro artista a lançar um disco?"
![]() |
| Disco de 78rpm. O formato é muito parecido com o LP que conhecemos, mas ele em si é bem diferente |
O disco, anterior ao LP que conhecemos, foi inventado em 1900. Era produzido em goma-laca e sua consistência era como de um prato de porcelana, o que o fazia ser pesado e extremamente frágil. Por conta dessa estrutura mais robusta a agulha era quase que do tamanho de um prego.
Outra característica do disco é que somente era possível armazenar um total de 3 a 4 minutos de música, APENAS! E para ouvi-los, não haviam amplificadores... devia ser maralhouser isso, não?
Foi então, que em meados dos anos 40, um moço americano chamado Peter Goldmark, veteranos de guerra, foi um lindezo desocupado que investiu em pesquisas e encontrou a solução com o vinil. Ele levou sua descoberta para a Columbia Records, uma das mais antigas gravadoras do EUA, que comprou a ideia.
O vinil, era muito mais leve e oferecia 25 minutos de música de cada lado, além disso, os aparelhos que o suportava, ofereciam caixas onde era possível ter um som muito mais potente.
Ainda nos anos 40, mais precisamente 1949, a RCA lança um rival do LP, mas que eu entendo que acabou virando mais uma ajuda de divulgação do que um rival. O EP, um LP em formato menor, oferecia 45rpm e, portanto, menos tempo de gravação. Não sei se aqui no Brasil isso pegou, mas na Inglaterra era muito comum os músicos como os Beatles, por exemplo, lançar um EP com dois singles pra "sentir" a receptividade, quando partiam para seus álbuns em LP, as músicas com boas audiências entravam no setlist. Na verdade, alguns músicos atuais britânicos ainda trabalham dessa forma.
Bem, o primeiro artista a experimentar lançar um álbum em LP foi Frank Sinatra, pelo que entendi, ele relançou seus álbuns que já haviam sido lançados em goma-laca.
No Brasil, o primeiro vinil trazia diversos sambas e marchinhas de carnaval, foi lançado em 1951.
O cd surgiu em 1987, mas aqui no Brasil demorou um pouco mais pra tomar conta do mercado e desbancar o vinil. Pelo menos, eu me lembro de ainda estar comprando LPs nos anos 90.
Em breve, talvez, faço um post da minha coleção.
Beijos na testa.
Os conteúdos do post foi tirado de diversos sites que a anta aqui esqueceu de anotar pra dar os créditos. Sorry.
Beijos na testa.
Os conteúdos do post foi tirado de diversos sites que a anta aqui esqueceu de anotar pra dar os créditos. Sorry.


Comentários
Postar um comentário