![]() |
| Foto de Ricardo Vidal |
Gente, confesso que no blog de hoje rolou uma colinha, porque eu realmente não sabia (e continuo não sabendo) muito sobre o tema de hoje.
Alguém aí já jogou o Telejogo? Eu nunca joguei porque sou da época do Atari (o melhor videogame do mundo), mas conhecia sem saber que o nome era Telejogo...
Enfim, vamos lá!
O Telejogo começou a ser fabricado no Brasil em 1977 pela Philco, não possuía um controle ou joystick, os botões pareciam seletores de rádio (daqueles antiguinhos) e ficavam no próprio console que era pesado. Pelo que pude perceber por imagens, o ideal é que o Telejogo ficasse apoiado no colo, caso contrário deveria dar uma dor chata nas costas. Ele tinha apenas um jogo que era 2 traços nas laterais rebatendo uma bolinha (ou quadrado), era como se fosse um ping-pong bem tosquinho.
Em 1978 a Philco lançou o Telejogo II, muito mais moderno, com 10 jogos e joysticks separados e ligados ao console por um fio, ou seja, como os videogames de hoje. Entre os 10 jogos que acompanhavam o videogame, tinha basquete, hockey e tiro ao alvo, os jogos vinham na memória e eram selecionados por 1 botão bem parecido com os botões de máquina de lavar.
Os Telejogos – I e II - eram videogames 100% nacionais, mas é bem provável que o 1º Telejogo tenha sido baseado no Pong, o primeiro videogame lucrativo da história criado pela Atari. O Pong tinha o tamanho de um fliperama, mas o jogo era basicamente o mesmo que o do Telejogo... mas deixemos o Pong para outro tópico.
Infos tiradas de pesquisas no Google e Wikipédia
Beijos na testa!
P.S.: Após publicar minha postagem no Facebook o Ricardo Vidal (da foto) disse que jogou o Telejogo e que o console tinha que ficar em cima da mesa, assim ficava mais fácil jogar com 2 jogadores. Valeu Rico!!!!

Comentários
Postar um comentário